Este foi o tema por mim abordado na Jornada Pedagógica do Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra no dia 21 de julho para professores e funcionários da Escola. Foi uma manhã muito agradável e produtiva, com uma ótima participação do grupo nas discussões a respeito da importância do tema e nas formas de realizarmos um trabalho que possa desenvolver mais o sentido, a afetividade e a espiritualidade na escola e em nossas vidas.
Conforme Frei Betto (BETTO, 2004) A educação deve nos auxiliar a desenvolver a capacidade de sentir, perceber, compreender e apreciar a nós mesmos, aos outros, ao que nos cerca e às relações que se estabelecem entre esses elementos que formam o todo em que estamos inseridos. Alunos e professores, na condição de seres humanos, necessitam encontrar o significado de suas vidas e de suas atividades, e necessitam descobrir suas missões e seus propósitos de vida.
Alfons Deeken, professor de Filosofia na Universidade Sophia, em Tóquio, afirma que a percepção de sentido é determinante em nossa atitude perante a vida, e na maneira como nos conduzimos ao longo de nossa trajetória.
A espiritualidade se coloca, nessa concepção, como uma importante fonte de desenvolvimento de nossa interioridade e dos valores necessários ao progresso sustentável da humanidade. E ela deve ser abordada na escola não como uma disciplina a mais na já saturada grade curricular, mas como uma vivência transdisciplinar.
“A educação deve contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade” (DELORS, 1998 p. 99)
Com os colegas professores (as) e funcionários (as) |
Com a Coordenadora Ana Mazzardo e Diretora Ana Carbone dos Santos |
0 comentários:
Postar um comentário