terça-feira, 26 de julho de 2011

Rádio Escola

APRESENTAÇÃO NA ESCOLA MARIA RAINHA
          Na sexta-feira 22 de julho apresentei no Seminário Municipal de Educação o tema "A Rádio Escola como recurso para dinamização do currículo e integração da comunidade escolar".

     A experiência se desenvolve na Escola Municipal Fundamental Casemiro de Abreu com o Projeto Rádio Escola, envolvendo a comunidade escolar.
A produção dos programas acontece no turno normal e inverso para os alunos da área e para os alunos dos anos iniciais esta produção se dará como acontece com os demais projetos.
Os programas são produzidos, tendo como foco o currículo escolar no conjunto dos conteúdos, atividades, experiências, projetos e também a realidade vivida pela comunidade onde está inserida a escola. A proposta é conhecer a comunidade, as instituições, serviços e o aspecto histórico e cultural de sua formação, a realidade atual e perspectivas.
Através deste projeto os alunos passam a conhecer melhor a comunidade e também esta conhece melhor o trabalho desenvolvido pela escola o que promove maior aproximação entre estes segmentos que não podem estar dissociados, sendo este projeto um importante elo a ser explorado com mais intensidade ainda. Como a Escola Casemiro de Abreu recebe alunos de diversas localidades e um bom número destes é do interior do município, pretende-se desenvolver um trabalho de pesquisa e produção de programas que tragam informações sobre estas diversas realidades, que certamente vão promover maior conhecimento, enriquecimento cultural e integração.

PROFESSORES E ALGUNS ALUNOS ASSISTINDO

O projeto visa o desenvolvimento de habilidades e competências como expressão tanto oral como escrita, pois os textos para os programas são elaborados pelos alunos, supervisionados e corrigidos pelos professores.
            Para edição, gravação e apresentação dos programas são utilizados recursos de mídia como computador e programas semi-profissionais e profissionais nos quais os alunos aprendem a trabalhar, inclusive produzindo vinhetas e propagandas, divulgando o comércio local. Assim, este projeto pode ensejar uma atividade profissional, além de trabalhar a dicção, voz e respiração, desenvolvendo a autonomia, melhorando o processo de comunicação, tanto pessoal como no coletivo da escola.
            O ideal é que esta experiência possa ser ampliada para além da rádio pátio e que sejam feitos investimentos na colocação de caixas de som nas salas de aulas para que a rádio entre no ar nos horários de aula, dinamizando o currículo escolar, tornando a escola ainda mais atraente para toda comunidade escolar.

0 comentários:

Postar um comentário