sexta-feira, 19 de julho de 2013

A lição dos estudantes castilhenses

No dia 11 de julho estudantes do IFF e Instituto Vicente Dutra, acompanhados ainda de integrantes do Movimento Basta de Corrupção e algumas pessoas da comunidade integraram-se às manifestações nacionais e ao dia de paralisação e mobilização nacional para reivindicarem melhorias, principalmente para a educação e saúde, trazendo uma pauta
A culminância deste ato foi na parte da tarde. Coordenada pelos integrantes do DCE do IFF, ocorreu na Câmara de Vereadores, um dos mais importantes atos de cidadania e democracia em Júlio de Castilhos. Convocados por estes, lá estavam Legislativo e Executivo para uma pauta que se estendeu por toda à tarde com importantes questionamentos. Dentre vários assuntos, discorremos os tópicos a seguir:

Protesto dos estudantes cancelado por informação vinda da Prefeitura.

Após solicitarem a opinião e a manifestação individual dos vereadores, os representantes do DCE do IFF externaram a maior indignação do grupo que foi em relação ao cancelamento do protesto ocorrido no dia 11 de junho, reivindicando, mais uma vez, a retomada das obras do trecho em frente ao CTG, que dá acesso ao Instituto Federal Farroupilha. Segundo os mesmos uma informação saída da Prefeitura Municipal para a Brigada Militar de que a manifestação havia sido cancelada. E realmente procede a indignação dos estudantes diante do que disse a Prefeita ser desnecessário o manifesto, pois já estariam tomando as providências. Quanto autoritarismo e desrespeito.

Erros em Documentação

Conforme também expuseram os estudantes, receberam documentos com descrições diferentes, relativos aos contratos e aditivos referentes ao asfaltamento daquele trecho. Os estudantes reclamaram de nunca terem recebido informações precisas da administração municipal.

Critérios para asfaltar as ruas

         Outro ponto que gerou protestos foi quanto ao asfaltamento dos trechos das ruas Cel. Serafim e Camilo Melo. Os manifestantes queriam saber dos representantes da administração municipal quais os critérios para asfaltarem aquelas ruas. A resposta dada pelo secretário de obras de que o critério era dar continuidade aos trechos já asfaltados, não convenceu os estudantes e não convence a ninguém. Havia um interesse maior na realização daquela obra e o mais grave é que não é interesse público.

Devendo maiores explicações

                A administração municipal vai ter que se explicar melhor e o PMDB e sua bancada na Câmara Municipal tomarão todas as providências para fiscalizar e trazer a transparência para a questão destes documentos e esclarecer estas confusões em relação ao asfalto do acesso ao IFF e também em relação ao asfaltamento dos trechos da Rua Camilo Melo e Rua Cel. Serafim. Parabéns aos Estudantes Castilhenses!!


 Informativo do PMDB - Júlio de Castilhos publicado no Jornal Expressão edição de 19/07/2013.

0 comentários:

Postar um comentário